quinta-feira, 3 de março de 2011

Frente de Unidade Popular e MENF em protesto contra Carnaval fora de época

Folha on line
Jane Ribeiro

Irreverência e criatividade. Foram com esses adjetivos que a Frente de Unidade Popular (Fupo), formada pelo PCB, PSTU e PSol, com o apoio do MENF (Movimento Estudantil do Norte Fluminense), composta por estudantes universitários da UENF, IFF e UFF, foi às ruas protestar contra o Carnaval fora de época em Campos e a falta de incentivo para a cultura popular. Munidos de cartazes, panfletos, máscaras de carnaval e até com uma paródia de marchinha de carnaval — criticando o governo, os manifestantes convidavam a população a participar do carnaval que eles estavam promovendo, já que em Campos o carnaval de rua será realizado em abril.
— Viemos aqui protestar contra as irregularidades do governo Rosinha em querer colocar o carnaval, um evento tradicional, em outra data. Transformar o que era uma exceção em regra. Não podemos aceitar passivamente. Eles não são os donos da cidade e nem do carnaval de Campos. Eles deveriam dar oportunidade a população de expor mais sua cultura — disse Erick Schunk, representando o PSol.
Para a presidente do diretório local do PCB, a comunista Graciete Santana, a mudança de data do carnaval campista é um desrespeito com a população mais carente. “Não somos contra o Carnaval fora de época como acontece em outras cidades. O que somos contra é deixar a nossa população, desprovida de um lazer que é tradicional e acontece em todo território nacional”, destaca.
— O Carnaval foi tirado do nosso povo, a data tem que ser respeitada. A prefeitura tem deixado órfãos todos aqueles que sempre apreciaram, tirando a oportunidade de participar de um evento que sempre foi muito bem recebido pelo nosso povo. Além disso, o nosso protesto aqui é também para lembrar a população que a cultura regional está totalmente abandonada. A cultura da cidade não tem memória. Não se tem no município nada voltado para a cultura regional, e isso não pode mais acontecer — acrescenta Graciete.
Os estudantes que também estão engajados na luta da Fupo foram para as ruas manifestar. Segundo a representante do Movimento Estudantil do Norte Fluminense, Bruna Machel, a cultura em Campos sempre foi desvalorizada e o movimento que resgatar os valores culturais da região. “Agente não está de acordo com o que vem acontecendo, sou campista e estou na lutar por melhores condições para nós estudantes em expressar a cultura regional, que em minha opinião não existe”, desabafou a estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário