domingo, 22 de maio de 2011

FRENTE DE UNIDADE POPULAR (FUPO)

Matéria do Jornal Folha da Manhã edição de domingo 22/05

Qual é missão da FUPO?


Um dos principais objetivos da Frente de Unidade Popular é a construção do poder popular e o combate a qualquer forma de submissão do povo campista à corrupção em suas variadas instâncias - incluindo-se aí a eleitoral. Para tanto, devemos construir um projeto político envolvendo a sociedade civil a fim de superar as mazelas que frequentemente têm lesado os direitos dos cidadãos do nosso município, dentre elas podemos destacar o descaso com a saúde e a educação. Neste sentido a FUPO se apresenta como nova alternativa de poder para Campos, pautada na construção do poder popular onde a população terá participação ativa no processo.



Como a FUPO avalia o governo Rosinha?

Temos uma avaliação negativa do governo Rosinha. Há falta de transparência nos gastos públicos e um completo distanciamento entre os anseios e necessidades da população e a política implementada pela atual gestão municipal que não ouve e não respeita a população, como também não tem zelo com as prioridades. no município. Daí podemos exemplificar o descaso do governo com a Saúde onde o atendimento é precário. Falta atendimento digno ao cidadão e os medicamentos necessários para garantir o tratamento de doenças. A saúde em Campos está na UTI. Assim também acontece com a educação. Faltam professores devido a intransigência do governo em não convocar os concursados aprovados para a Educação em 2008 para suprir as carências existente. Além disso os salários dos servidores municipais são baixos e necessita de reajuste salarial urgente,. O iníce de 6.51% de reposição das perdas salariais no período são insuficientes para dar conta desta questão. A crescente terceirização em todos os setores do serviço público é algo inaceitável. O governo Rosinha sustenta o discurso de que usa os $ 100 milhões do FUNDEB para pagar a folha de pagamento dos profissionais de educação. Isso é um disparate, pois enquanto isso gasta $14 milhões com terceirização da merenda escolar..O governo está encaminhando a educação para a privatização da escola pública a partir do momento que terceiriza a merenda escolar, a mão de obra dos profissionais administrativos, contrata assessorias pedagógicas, etc. Isso é muito ruim para a população.



A cidade está se preparando para evitar a dependência dos royalties?


Não. Não há políticas sérias para superação da dependência dos royalties. Ao contrário, há grande desperdício destes recursos com políticas atrasadas que não investem em educação, saúde, garantia de mobilidade digna à população. etc. Os recursos dos royalties estão sendo direcionadas para o setor privado, em sua maioria oriundo de outros estados e os impostos sendo recolhidos para o lugar de origem destas empresas, causando ônus para o município de Campos e esta prática recorrente evidencia a falta de compromisso do governo em aumentar a arrecadação própria do município. Campos dos Goytacazes é uma cidade rica em recursos e pobre em políticas públicas que garantam dignidade aos cidadãos campistas.



Como a FUPO está se preparando para a eleição de 2012?


Estamos (PCB,PSOL,PSTU) em várias frentes de trabalho tais como movimentos sociais, atividade sindical e estudantil. Assim, o debate eleitoral ainda não foi feito, mesmo porque este não é o principal objetivo da FUPO. No momento adequado faremos isso pelo compromisso que temos com a população campista.



Esse duelo entre dois grupos políticos que se revezam no poder há 20 anos é benéfico para o município? Como a FUPO acha que Campos vai estar daqui a 20 anos?


Esta disputa polarizada só serviu para derrotar o povo de Campos. Ambos representam um modelo político desgastado e ultrapassado. Daqui a 20 anos esperamos que esteja incorporada ao cotidiano da população campista práticas políticas avançadas, pautada no poder popular, onde possamos ter uma sociedade mais igualitária e mais justa, sem violência, sem corrupção, com garantia de postos de trabalho para nossos jovens devidamente qualificados para ocupá-los, garantindo sobretudo à todos cidadãos campistas uma vida digna com educação de qualidade e saúde preventiva onde o cidadão terá superado o estágio do tratamento de doenças para a preservação da saúde e da vida.



Qual é a opinião da FUPO sobre o Movimento Campos de Todos Nós?


Depende a que "nós" está se referindo. Se isso se aplica ao governo e seu "grupo de amigos" deve ter a sua lógica. Quanto a população campista que não conta com uma educação de qualidade, com atendimento digno na área da saúde, com transporte coletivo decente, com segurança pública, etc, etc. a leitura é que o povo -com certeza- está excluído desse pseudo Movimento Campos de Todos "nós".

Um comentário: